Frutos de Resistência

Frutos de Resistência

BIKE SONORA: Comunicação comunitária e o enfrentamento a pandemia do coronavírus na periferia



Card usado nas divulgações do projeto "Bike Sonora"

Comunicar e fazer a comunicação chegar nas pessoas, causar um movimento de informação e interação coletiva. Talvez essa seja em linhas gerais uma ideia bem objetiva do que representa os desejos implicados pelo Bike Sonora.

O projeto Bike Sonora nasceu em meio ao caos cotidiano diante do cenário de pandemia ocasionado pelo coronavírus. Perante a esses cuidados com o COVID-19 novas narrativas e comunicações surgem com o intuito de repassar para as pessoas informações básicas e cuidados individuais/coletivos em meio ao cenário de isolamento social.

Foto divulgação com os EPI's
A comunicação circula e passa de bike pelas ruas, becos e vielas dos bairros onde a Bike Sonora consegue chegar com o seu som móvel, que comunica e afeta a rotina corriqueira de quem passa e quem está dentro de suas casas. Não precisa sair de casa para ouvir as informações passadas pelo Bike Sonora o som ultrapassa as barreira e chega com força ao pé do ouvido para alerta sobre os cuidados com o coronavírus.

Cristiano Lira "Padim" circula pelos Terrenos Novos
A ação do Bike Sonora impacta diretamente três bairros da periferia sobralense que são: Terrenos Novos, Vila União e Nova Caiçara. Para cada bairro um jovem morador circula de bicicleta bagageira com um som aclopado transmitindo as vinhetas gravadas por também jovens que residem dentro do território.
Cleyrton Marques "Lála" circula na Vila União
O Movimento Social FOME organiza esse projeto com o apoio de muitas parcerias que coletivamente ajudam a dar força e vida a essa ação que caminha com muitas pernas, cabeças e braços para assim, reconfigurar cotidianamente os sentidos de se construir ferramentas de comunicação comunitária.

Emanuel circula pelo Nova Caiçara
É importante destacar o papel desenvolvido das e dos articuladores de juventude e de toda equipe da Unidade de Gerenciamento de Projeto de Prevenção de Violências - UGP/PV, que também apóiam diretamente as ações desenvolvidas dentro dos territórios onde o Bike Sonora atua e tem um papel importante para articular e mediar as ações com a comunidade.

As ações do Bike Sonora contam também com o apoio de muita gente da nossa sociedade que optam pela não apresentação frente as redes e a compreensão é salutar e os agradecimentos pelo apoio sempre serão divulgados com todo afeto e carinho por acreditarem na luta autônoma da periferia por dias melhores.

A Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (Sobral/ CE), tem também apoiado e construído a ideia do Bike Sonora, algumas vinhetas que estão rodando pelos bairros foram produzidas pelos profissionais da escola de saúde com informações e dicas de cuidados não só com o coronavírus, mas também alertando os cuidados de prevenção com a dengue, que nesse momento de atenção voltado para o coronavírus observou-se o crescente número de casos de dengue em todo território da cidade.

O Bike Sonora se tornou a cada dia uma nova inspiração para novas possibilidades de trabalhar saúde, comunicação, prevenção e geografias de afetos que ultrapassam os territórios mapeadas pelos sentidos do campo de atuação do Movimento Social FOME.
Desse modo, podemos reafirmar que a comunicação comunitária transita pelas cartografias das micropolíticas, ou seja, as informações circulas no Bike Sonora potencializam diariamente as chamas vivas das microrrevoluções periféricas.

Por Renan Dias

Contatos:
Movimento Social FOME

Unidade de Gerenciamento de Projeto de Prevenção de Violências - UGP/PV

Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (Sobral/ CE)


Nenhum comentário