Frutos de Resistência

Frutos de Resistência

FOMEcast EP #01 - Comunicação Comunitária

 


Quais as ferramentas úteis de comunicação que nós da periferia hoje dispomos para construir e produzir conteúdos de informação para dentro e fora da periferia?

O acesso que hoje temos aos meios de comunicação através das mídias sociais tem aproximado muito às lutas e a comunicação comunitária, mas ainda não é o suficiente, tendo em vista a plurarilidade dos meios de comunicação que se apresentam na formação subjetiva da sociedade.

A pulverização de conteúdos e informações que circulam nas redes acabam de certa maneira “não comunicando”,ou seja, podemos apontar que a hiperinformação das redes sociais têm ao longo do se desenvolvimento criando “guetos” onde é filtrado um perfil que se assemelhe aquilo que o “usuário” mais pesquisa e se adéqua.

É importante destacarmos que esses apontamentos são importantes para pensarmos as maneiras de como se fazer uma comunicação que informe e cative ouvintes, leitores e colaboradores a partir de um lugar comum e não igual dentro das perspectivas singulares. O lugar comum é a proposta de comunicar, e assim, criar espaços múltiplos de conteúdos, dessa forma, a ocupação dos espaços de comunicação é estratégia importante para alavancar esses sonhos comunicáveis.

A comunicação comunitária se apega e se dá através dos meios diretos de intervir diretamente na produção de uma agenda positiva pra periferia através de uma comunicação não violenta. A gestão desses meios de comunicação não violenta passam,assim, pela autonomia e independência de quem acredita na potencialidade da força de uma comunicação mais democrática e horizontal nas escolhas apontamentos.

Foi pensando nessas questões que nós do Movimento Social FOME temos construídos mais uma ferramenta de comunicação comunitária, que é o FOMEcast. Através desse programa de podcast pretendemos dar seguimento a uma série de entrevistas e bate papos com assuntos do nosso cotidianos periférico, sempre com os temas norteadores para cada episódio.


O que é o FOMEcast ? 

O FOMEcast é mais uma ferramenta de comunicação periférica voltada a  produção de conteúdos libertários não violentos. 

A produção desses conteúdos leva em consideração a fluidez dos fazeres  artísticos e culturais da juventude inserida nas periferias. 

Nossas propostas vão desde discutir uma macro estrutura político-social  até mesmo a reflexão e ação das mudanças sociais onde estamos inseridos. O FOMEcast é a pulsação de nossos desejos frente a uma comunicação  mais democrática e inclusiva dentro e fora da periferia. 


EPISÓDIO #01 COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA 

Neste episódio iremos falar sobre as estratégias comunicativas que o  Movimento Social FOME vem executando ao longo do anos de militância dentro  da periferia sobralense.  

Pensar em estratégias relacionadas a uma comunicação comunitária  dentro da periferia é compreender que o comunicar é uma ferramenta importante  para a transformação social, desse modo, a comunicação comunitária é uma  ação de mudança e empoderamento da periferia.  

Como principais temas a serem abordados nesse episódio iremos debater  e conversar um pouco sobre as principais atividades no campo da comunicação  comunitária que tanto o Movimento Social FOME vem construindo, como  também as experiências que tivemos na periferia sobralense com as rádio  comunitárias, rádios postes, jornais comunitários, blogs, páginas em redes  sociais e também a produção existente dentro da comunicação visual com as  manifestações dos graffitis, desenhos, pinturas e pichações. 

Fará parte desse episódio #01 os companheiros: Renan Dias, que irá  mediar e conduzir o bate papo. Frank Soares, que irá relatar um pouco da sua  experiência como comunicador nas rádios comunitárias instaladas na periferia sobralense. Tiaguim Tavares, artista visual que a partir da técnica do graffiti  empreende uma intervenção e comunicação no cotidiano urbano da periferia. 

 O FOMEcast está disponível em 8 plataformas, escolha a que mais lhe agrada e tenha FOME

Você pode ouvir o FOMEcast através dos links abaixo: 




Nenhum comentário