Frutos de Resistência

Frutos de Resistência

OkupAção!



Ocupar, Resistir e Continuar a Ocupar. São palavras que se tornam lemas e horizontes a serem seguidos por quem faz a OKUPAÇÃO. Coragem e rebeldia seguem aliadas a ideia permanente da OKUPAÇÃO surgida em Fortaleza por artistas, trabalhadorxs, desempregadxs, estudantes secundaristas e tantos outrxs que transitam ali pelo bairro Antônio Bezerra.





Por Baticum Zedoido 

OKUPAÇÃO!

Com esse sinal de exclamação e com k mesmo.

Somos aquela energia de 2013, somos. Somos também as forças adquiridas pela zona oeste de Fortaleza em militância de movimento estudantil, comunitário etc.

Também o fazer de ações roqueiras de festinhas e festivais. Isso tudo nos anos 2000. Mas somos especialmente a busca prática de criar condições de unidade. Os desdobramentos das ocupações secundaristas, dos saraus nas quebradas da cidade. Especialmente a tentativa de nos fortalecer em rede, parcerias, ajuda mútua etc.

Fomos ocupa, fizemos rock de calçada e paranjana literário. Foi linda tanta juventude presente em encontros e eventos. Agora é construída a Critica Cultural de um lado e nossa OKUPAÇÃO! E desde 2016, em outubro numa praça do bairro Antônio Bezerra começamos essa peleja com o grupo Nóis de teatro e sua peça “todo camburão tem um pouco de navio negreiro”. Em janeiro de 2017 descemos a rua do bairro e nos instalamos na rua do amor!

Artistas, poetas, músicos, atores, performers, banquinhas, cirku pirata, palhaços, malabares, tantos e muitos e moradores desconfiados espreitando de suas calçadas. Toda segunda sexta feira do mês temos nossas atividades aqui. Homenageamos os nossos e nossas amigas, um simples aconchego que vale muito!

E a OKUPAÇÃO! segue na base da contribuição, ajuda, colaboração, uma mosca na sopa da lógica do sistema… E quem puder e quiser que chegue e seja OKUPAÇÃO!

Agradecer a todxs que fazem acontecer nossa parada, Sabrina Sá de Sobral, Luan do Autran Nunes, Pedro de Maracanaú, os daqui e os de lá que somam e multiplicam…

Nenhum comentário