Frutos de Resistência

Frutos de Resistência

Bblioteca Ambulante


A Biblioteca Ambulante faz parte de um projeto construído por moradores de bairros periféricos da cidade de Sobral-CE, que lutam por uma educação libertária que transcenda os muros das escolas. Essa perspectiva de uma pedagogia libertária dentro da periferia fez nascer a ideia de circular com livros por espaços que geralmente são utilizados por outras atividades cotidianas, como por exemplo: calçadas, praças, comércios, ruas entre outros.

Essa iniciativa nos levou enquanto militantes e moradores desses bairros, a planejar atividades que acolhessem a ideia de construção de uma Biblioteca Ambulante. Com a ajuda de colaboradores conseguimos montar um acervo com cerca de 100 livros, que atualmente só vem a crescer, usamos nossas bicicletas como meio de translado do acervo, além de um ponto fixo com os livros, que já pensamos a possibilidade de criar junto a comunidade a primeira Biblioteca Comunitária na periferia sobralense.

As ações da Biblioteca Ambulante acontecem aos finais de semana, geralmente na manhã de todo sábado. Circulamos com um acervo de 100 livros que vão desde a literatura infanto-juvenil aos clássicos da literatura nacional e internacional. A escolha dos locais das atividades que serão contempladas pela Biblioteca Ambulante se dá no decorrer do planejamento das vivências que vamos criando com as comunidades, pois como traçamos um plano de execução mensal da rota que iremos circular com os livros, sempre deixamos algumas vagas para que possam ser encaixadas no decorrer da circulação da biblioteca pelos bairros.

Dentro dessa atividade da Biblioteca Ambulante se engajam outras tantas atividades que fazem parte da metodologia aplicada a execução do plano de incentivo à leitura na periferia. Assim, atividades como: práticas percussivas, noções básicas de desenho, contações de história, cantigas de rodas e brincadeiras, fazem parte da pedagogia adotada por nós educadores sociais que consideramos o processo de ensino e aprendizagem como via de mão dupla, onde todos e todas ensinam aprendendo o que sabem de forma colaborativa e de maneira horizontal.

Acreditamos no potencial que surge e ressurge dos guetos e vielas das nossas periferias através do ato revolucionário de uma educação libertária que torne as pessoas seres críticos e capazes de lutar por aquilo que lhes faz bem.
Nós enquanto moradores, educadores e militantes incansáveis dessas causas mais que justas, temos FOME literária e seguimos nossa caminhada espalhando livros, sorrisos e dias melhores para a periferia através da nossa ação com a Biblioteca Ambulante.

Nenhum comentário